Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Onde comprar: Submarino | Cultura | Saraiva | Amazon
Classificação: 


         Pela resenha do livro já percebi que seria um livro muito sensível e cheio de lições de moral que podemos levar para a vida toda. E não me enganei e não me decepcionei em momento nenhum da leitura.    


       Este livro conta a história de August (ou Auggie), de 10 anos, que nasceu com uma doença genética que causou uma forte deformidade facial que o levou a várias cirurgias e procedimentos médicos. Assim, Auggie nunca frequentou uma escola, sua mãe lhe ensinava em casa. Porém seus pais acreditam que com 10 anos, ele já está na idade de frequentar uma escola de verdade, o que significa que ele teria que conviver com perguntas e preconceitos de outros alunos durante todo o ano escolar. image

      A narrativa do livro é feita de diferentes pontos de vista ao decorrer da história, começando com o ponto de vista de August e mudando para o ponto de vista dos seus colegas da escola ou de alguém da sua família. Isso é muito positivo no livro, pois se tratando de deficiências e deformidades, infelizmente temos que tratar sobre o preconceito também. Com os diferentes pontos de vista, podemos perceber os sentimentos, pensamentos e pré-conceitos que cada personagem faz de August. 

      Uma das coisas que eu acredito que chamou atenção de todos nesse livro, são as mensagens que ele transmite. Não só as mensagens que aprendemos com August, mas as mensagens transmitidas com a lista de preceitos que o professor Browne pede para seus alunos escreverem, que são frases que os próprios alunos inventaram ou viram em algum lugar. 

      É uma leitura leve e emocionante, que transmite várias lições de moral sobre preconceitos, bullying e outras mensagens. Lições que podemos guardar pro resto da vida!  Principalmente para adolescentes que lidam com esses conflitos diariamente. 

      Como o protagonista é um garoto de 10 anos a narrativa do livro é feita de forma mais infantilizada, é necessário ter isso em mente antes de ler, mas isso não diminui em nada as mensagens e os momentos de emoção que o livro transmite. image Recomendo esse livro sempre que posso, principalmente a adolescentes entre 11 e 15 anos. 
Gif de chuva
Gifs: Engram Pixel e Cantinho Luma D.



Deixe um comentário