O Mágico de OzAutor: Frank L. Baum 
Editora: Zahar 
Páginas: 224 
Classificação: 


Diretor: Victor Fleming 
Produção: Warner Bros.
Duração: 101 min.
Classificação: 




      Não sei porque demorei tanto para ler esse livro. Eu cresci assistindo o filme, O Mágico de Oz é uma das minhas histórias preferidas, e quando percebi que ainda não havia lido o livro, dei um jeito e comecei a lê-lo rapidinho. 


      Sei que muita gente conhece a história pelo filme, mas o livro tem bastante coisa diferente que o torna ainda melhor que o filme. Então, o objetivo desse post não é fazer apenas uma resenha do livro, e sim, trazer algumas diferenças do livro e do filme.

      O começo do livro já é um pouco diferente do filme. No filme Dorothy conta aos tios que seu cachorro Totó acabou mordendo a vizinha deles (que depois descobrimos ser a bruxa má do oeste), depois de um tempo ela interage com os homens que trabalham na fazenda dela (que são o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão). Depois, a vizinha aparece na casa e leva Totó com ela, se eu não me engano, para sacrificá-lo, pois como ele a mordeu, ela considera o cachorro como perigoso. Porém Totó foge dela e volta para Dorothy, para evitar que ela volte e pegue Totó novamente, Dorothy foge com ele e em seu caminho encontra um mágico/vidente (que é o Mágico de Oz). Apenas depois de uma conversa com ele, Dorothy decide voltar para casa e quando chega, sua família está escondida no abrigo por causa do ciclone e não escutam quando ela chama. Ela então entra em casa, bate a cabeça e quando acorda vê a casa voando dentro do ciclone antes de pousar no mundo de Oz. No livro é diferente, não há essa parte inicial e não aparece ninguém além de Dorothy, Totó e seus tios. Quando o ciclone aparece, Dorothy sai do abrigo procurando por Totó e quando tenta voltar a porta do alçapão bate e a casa é levada pelo ciclone e ela vai parar no mundo de Oz. 



      Outra diferença pequena que há no início da história é que no livro os sapatinhos que Dorothy ganha são prateados, enquanto no filme são vermelhos. Mas essa mudança apenas foi feita porque os sapatos vermelhos se destacariam mais na estrada de tijolos amarelos do que sapatos pratas. 

      Antes de ler o livro, não achei que fosse gostar tanto porque no livro não tem como ter as músicas do filme que eu tanto gosto, mas o livro é cheio de frases de efeito que nos ajudam a compreender melhor os desejos dos três amigos de Dorothy. E também percebemos que mesmo o Espantalho desejando um cérebro para poder pensar, era ele quem bolava os planos para salvar os amigos quando tinha algum perigo, o Homem de Lata desejava um coração para poder amar novamente, mas ele era o único que se preocupava em não pisar em um único inseto enquanto andava e chorava até enferrujar quando isso acontecia, e por último o Leão, que desejava Coragem, mas era sempre ele que salvava seus amigos com um rugido que dava medo em todos quando era necessário. 

      Por fim, gostei muito mais do livro do que do filme. Tem muito mais aventura e dá para tirar muitas reflexões dele. O Mágico de Oz continua sendo um dos meus filmes preferidos porque fez parte da minha infância e é uma história que eu levo para a vida, mas o livro contribuiu muito com tudo isso e se transformou em um dos meus livros preferidos! Se você, assim como eu, gosta muito do filme, leia também o livro, porque é simplesmente MUITO bom! image

Mágico de Oz

Gifs: Pixel World e Cantinho Luma D.


27 Comentários

  1. Oiee
    Eu nunca vi o filme e nem li o livro não me mate ahaha
    Várias vezes eu peguei para ler mas não foi ! Achei muito legal você falar do livro e do filme assim. Acho que vou ler o livro já que você gostou mais do que o filme kk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena que você nunca leu nem assistiu O Mágico de Oz, é um dos meus favoritos desde a época da infância! É infantil mas tem muitas mensagens e lições que só os adultos entendem! <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu amo a adaptação nova que fizeram do Mágico de OZ, que na verdade não tem nada muito a ver com a história original, mas enfim, o filme é ótimo rs ♥ Esses clássicos nunca morrem, né? Infelizmente há sempre uma diferença entre o livro e o filme, muitas vezes se torna até duas histórias, por isso é tão bacana fazer essa comparação. Achei bem legal teu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz por ter gostado! Ainda não assisti a nova adaptação, mas pretendo assistir em breve!
      Beijos!

      Excluir
  3. Perdoe minha humilde ignorancia, mas nunca li o livro e nem mesmo vi o filme... Sei da história por alto, que vergonha né? kkkkk
    Vou mudar isso pra ontem! Um beijo e sucesso
    taticarvil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha! Pode ver o filme ou ler o livro que você não vai se arrepender! É super fofo!
      Beijos! <3

      Excluir
  4. Assisti o filme muitas vezes quando era mais jovem, mas nunca li o livro e confesso que me surpreendi quando você citou as diferenças. Deus vontade de ler.rsrs Adorei teu post, muito fofo e verdadeiro. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Pretendo fazer mais posts de comparação mais pra frente! Fiquei muito feliz por você sentir vontade de ler o livro. Quando ler me conta o que achou, vou adorar saber! <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Nunca vi o filme nunca li o livro mas
    Todo mundo que conheço que já leu o livro
    Só fala maravilhas dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e todo mundo tem razão!
      O livro é maravilhoso! <3
      Beijos!

      Excluir
  6. Eu fico até envergonhada de falar que nunca assisti ao filme, apesar de praticamente conhecer a história toda, porque né...é uma das mais conhecidas do mundo. Vou tomar providências pra assistí-lo o quanto antes. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Assista e não irá se arrepender! Se puder leia o livro também, pois é ótimo!
      Beijos! <3

      Excluir
  7. Eu estava falando um um amigo meu sobre isso ontem, acredita? Ele tanto já leu como assistiu o filme e as diferenças são bem essas que você falou :)

    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que coincidência! HUHUSAHUSHUSA
      O livro e o filme tem bastante diferença mesmo, o livro tem mais frases marcantes, mas em contrapartida, o filme tem aquelas musiquinhas lindas! <3
      Beijos!

      Excluir
  8. O Magico de oz foi a primeira peça que eu fui ver, quando criança em um passei escolar. Vi o filme também mas nunca li o livro, mas me lembro da professora lendo o livro pra gente, quando eu tinha uns 6 anos.
    Ótimo post.
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz por ter gostado!
      Gostaria muito de ter ido a peça quando era mais nova e que minha professora lesse o livro! Hhasuhsausahusahsa
      Beijos! <3

      Excluir
  9. Todos falam muito desse filme, mas creio eu que nunca o assisti realmente. Tudo que sei sobre ele é baseado no que as pessoas falam. Tão pouco sabia que existia um livro rs. Geralmente há muuuitas adaptações do livro para o filme, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem muitas adaptações, mas essa que eu citei no post é a mais famosa (e a minha preferida, haha). O livro e o filme são MUITO bons, são infantis mas tem aquelas mensagens que só os adultos entendem! Vale super a pena assistir!
      Beijos! <3

      Excluir
  10. Eu sempre acho que o livro é melhor que o filme, tanto que só assisto o filme depois de ter lido o livro. Mas nesse caso ainda não tive oportunidade de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também sempre procuro ler o livro antes, mas nesse caso eu cresci assistindo o filme. E quando pude ler o livro já tinha visto o filme inúmeras vezes, hahaha
      Beijos! <3

      Excluir
  11. Gostei muito da sua resenha e da forma que vc fez comparando os dois. Eu mesma nunca tinha lido o livro mas gostei de saber que tem tantas diferenças :)
    Beijos,

    Amanda
    www.talesandtalks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei super feliz por você ter gostado! Pretendo fazer mais comparações como essa aqui no blog!
      Beijos! <3

      Excluir
  12. Que gracinha! eu assisti o Mágico de Oz uma vez só quando era pequena e lembro pouco da história, mas acho um amor. Adorei esse jeito de comparar filme em livro, confesso que normalmente gosto bem mais dos livros!

    publicandoblog.wixsite.com/publicando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também gosto muito mais dos livros do que do filme. O livro de O Mágico de Oz é bem melhor que o filme, mas vale a pena assistir o filme também por causa daquelas musiquinhas lindas! Fico feliz que tenha gostado da comparação livro x filme, pretendo fazer mais posts como esse no futuro <3
      Beijos!

      Excluir
  13. Eu amo esse conto! Já vi esse filme antigo, e os novos.
    O livro não li, mas pelo o que vc falou parece ter muita aventura rs.
    Beijinho!

    www.brilhamiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Se você tiver gostado dos filmes garanto que irá gostar do livro também!
      Beijos! <3

      Excluir
  14. O Mágico de Oz é o meu livro favorito da vida! As reflexões vão além dos nossos muros e nos fazem pensar sobre política e sociedade também.
    Mas devo admitir que o que mais gosto são dos papos do Espantalho e do Lenhador de Lata sobre se é melhor ter um coração ou um cérebro. Dúvida cruel que todos nós enfrentamos!
    Beijos e Parabéns pelo blog lindo!

    ResponderExcluir