Autora: Leight Bardugo
Editora: Gutenberg
Número de Páginas: 288
Continuação: Sol e Tormenta
Onde comprar: Amazon | Cultura | Saraiva | Submarino
Classificação: 

            Neste livro vamos conhecer a história de Alina Starkov, que é órfã e cresceu em um orfanato com seu amigo Maly. O livro começa quando os dois tem apenas 8 anos e os grishas (que são soldados do segundo exército que conseguem controlar a pequena ciência e possuem dons, capazes de realizar magia) fazem testes neles, como em todas as crianças para verificar a possibilidade de algum deles ser um grisha. Nessa parte a história complica um pouco, pois cada grisha tem a sua "categoria", ou seja, são nomeados e separados segundo suas habilidades. Então temos os Corporalki, que tem o controle do corpo humano, e se tornam curandeiros e sangradores; os Ethealki, que conseguem manipular água, fogo e ar; e os Materialki, que controlam o que é material e conseguem criar coisas, podendo mudar aparência física das pessoas e das coisas. O líder de todos eles é o Darkling, que manipula a escuridão, chamado de Conjurador das Sombras. É um pouco difícil assimilar esses nomes, porque nesse livro muitos termos e nomes de lugares têm origem russa. 

      Com o passar do tempo as crianças que foram testadas e não aprovadas se tornam militares, Alina se torna uma cartógrafa (desenhista de mapas) e Maly um rastreador. Com o passar desses anos, a amizade deles não mudou, apenas o sentimento de Alina que passou de amizade por amor à Maly, e ele não pareceu notar. 

          O maior problema do país em que a história se passa é a Dobra das Sombras, um lugar escuro e dominado pelos Volcras (criaturas que eram humanas e se tornaram feras devido a magia do último Darkling) que divide o país e prejudica a passagem de todo mundo. Até que o regimento de Alina e Maly precisa atravessar a Dobra, como esperado, eles são atacados pelos Volcras, quando Maly é ferido, Alina acaba liberando um poder que ninguém sabia que ela tinha. Alina é uma grisha e seu poder foi ocultado até aquele momento. Mas ela não é uma grisha comum, ela é uma conjuradora, mas não uma conjuradora comum, ela é a Conjuradora do Sol. E como a Dobra das Sombras era o maior problema da sociedade, eles se viram a frente de alguém poderia ajudar a solucionar isto. Assim, Alina passa por uma série de treinamentos e pressões para poder acabar com esse problema.

          O começo desse livro é realmente MUITO difícil de ser entendido . Os termos são muito diferentes e, pelo menos eu, demorei bastante para pegar o ritmo da leitura . Confesso que esperava mais desse livro. Algumas partes que eram para surpreender o leitor, eu já esperava, então isso tirou um pouco da emoção que eu teria lendo esse livro. Mas eu gostei muito de conhecer essa fantasia grisha e o mundo criado por Leight Bardugo. Eu pretendo ler as continuações porque imagino que a história tende a melhorar, então em breve teremos as resenhas dos próximos livros da  trilogia.


Gifs de sol

Gifs:  Engram Pixel e Cantinho Luma D.


4 Comentários

  1. Olá Natalí :)
    Essa trilogia é uma das minhas FAVORITAS! <3
    Amo o mundo criado pela autora. Não senti dificuldade em assimilar os termos; na verdade Sombra e Ossos foi o livro que li mais rápido até hoje!!! Uma pena que você não tenha gostado muito! Mas calma, tem um personagem que entra na história a partir do segundo livro que pode te conquistar! ;)
    Tenho resenhas dos três livros no blog, e estou louco pra comprar o primeiro livro de um spin off que a autora lançou dessa trilogia! Beijos...

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo! Eu tive bastante dificuldade sim! Mas ainda bem que já passou. Também achei uma pena eu não ter gostado, porque esperava gostar e já ouvi muita gente falando bem. Pretendo continuar lendo, porque tenho a sensação que vou gostar mais dos outros livros! uhusashuhusa
      Espero estar certa!
      Beijos! <3

      Excluir
    2. Entendi Natalí! Vou torcer por você, pra gostar muito dos outros dois! E acabei de comprar "Pax" numa promoção na Amazon! Pensa a felicidade que estou!!! :)

      Excluir
    3. Ah! Esse livro é lindo demais!
      Terminei de ler e já virou um dos favoritos! A cada capítulo meu coração se partia mais! Mas vale super a pena!
      Começa a ler logo! <3
      Beijos!

      Excluir