Olá pessoal! Hoje é o nosso primeiro post do Projeto Disney aqui no blog! O primeiro post já foi publicado lá no Simbora Ler e foi sobre o lindo “O Cão e a Raposa”. E o nosso primeiro post, será sobre “A Bela e a Fera”, um dos nossos filmes preferidos! Então primeiro, vamos fazer um resuminho para vocês lembrarem do filme, e depois vamos falar sobre as versões iniciais desse conto lindo!




No início do filme, temos a apresentação da história da Fera. Um príncipe que era rude e não sabia como tratar as pessoas com respeito. Então em um dia chuvoso, bate em sua porta uma pobre mulher idosa pedindo abrigo em troca de uma rosa. O príncipe então zombou da pobre mulher e mandou-a embora. Ela o avisou para não julgar as pessoas pela aparência, e novamente, ele caçoou dela. Então ela se transformou em uma bela feiticeira, transformou o príncipe em um monstro e jogou uma maldição em todos que moravam no castelo. A única forma de quebrar a maldição, é a Fera aprender a amar e ser retribuído na época em que última pétala da rosa dada pela feiticeira caia. Então, logo em seguida vamos conhecer a Bela uma menina adorável , que é considerada a mais bonita da vila em que mora e também a mais estranha por gostar de ler, algo que não era muito normal na época. Gaston, o homem mais bonito e mais cobiçado pelas garotas da vila, é ambicioso e narcisista, que deseja ter Bela como esposa (apenas por sua aparência), mas não é retribuído, porque Bela não quer esse tipo de homem ao seu lado e sim um amor verdadeiro.

Bela mora apenas com seu pai (não nos é revelado o que aconteceu com sua mãe), seu pai é um inventor e está a caminho da feira de invenções, No caminho se perde e vai parar em um lugar sombrio. Seu cavalo fica com medo daquele lugar e foge deixando o pobre senhor sem nada nesse lugar e cercado de lobos, que ao fugir da alcateia ele vai parar em um castelo, ele entra para se proteger e acaba sendo aprisionado pela Fera. Bela é levada até o castelo pelo cavalo de seu pai, chegando lá se oferece para ficar no lugar de seu pai como prisioneira de Fera. Fera aceita, liberta o pai de Fera. Na esperança de que Bela seja a garota a quebrar o feitiço, Fera a trata de forma diferente e os dois começam a se apaixonar lentamente, tendo que enfrentar preconceitos e engolir orgulhos para conseguirem ficar juntos.


Resultado de imagem para gifs a bela e a fera


É um conto francês, originalmente foi escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot em 1740, porém foi alterada em 1756 por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont esse conto tem varias versões e modificações ao longo do tempo. Uma dessas versões mais conhecidas é a versão em que Bela possui duas irmãs mais velhas muito ambiciosas já a Bela era a mais doce e humilde das irmãs. Certa vez seu pai mercador, ficou pobre e perdeu toda a riqueza que tinha, porém em poucas semanas  surgiu oportunidade de negócios na cidade, mas  para isso precisou viajar, as duas irmãs ambiciosas como são, pediram coisas caras e riquezas para o pai, Bela apenas pediu uma rosa (algumas histórias dizem que ela pediu a mais bela rosa outras que ela pediu apenas uma rosa vermelha). Na volta para a casa, caiu uma tempestade muito forte, e o mercador entrou em um castelo para se proteger, ficando lá confortável e quentinho até a tempestade passar. Quando estava indo embora, avistou uma linda rosa no jardim, e imediatamente se lembrou do pedido de sua filha Bela e cortou a rosa para levar a ela. Mas foi repreendido pelo dono do castelo, a Fera que ficou furiosa com o homem por ter pego uma rosa que pertencia a ele. Então a Fera resolve que o mercador deveria morrer, ou levar uma de suas filhas para ser sua prisioneira. Ao voltar para casa e contar o que aconteceu Bela se propõem a ficar no lugar do pai, por ser sentir culpada, afinal foi a rosa dela que provocou essa confusão. Bela foi para o castelo com muito medo do que Fera poderia fazer com ela, porém ele a tratou com muita delicadeza e amabilidade. Fera sempre a pedia em casamento, mas ela sempre recusava. Um dia, Bela pediu a Fera para retornar a sua casa e visitar sua família. Fera não gostou muito do pedido mas acabou cedendo, fazendo-a prometer que retornaria ao castelo em uma semana. Mas, suas irmãs vendo que a Bela estava bem vestida e rica planejaram atrasar a volta dela para o castelo, na intenção de aborrecer a Fera e fazer com que ele voltasse para buscá-la e a matasse. Durante a noite Bela tem um sonho em que viu a Fera morrendo e por já sentir um “afeto” por ela, então ela sai ao encontro da Fera e descobrem que se amam de verdade (em algumas versões, Fera dá um anel mágico a Bela, capaz de fazer com ela se “teleporte” até a casa de sua família e depois volte até o castelo). Assim ela quebra a maldição e a Fera volta a ser príncipe.


Esta é a versão de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, mas essa versão não explica como Fera deixou de ser príncipe para se tornar Fera. A versão de Gabrielle-Suzanne Barbot explica que o pai de Fera faleceu quando ele ainda era muito jovem, e sua mãe partiu para a guerra, deixando-o ao cuidado de uma fada, que era muito malvada e tentou seduzir a Fera (lembrando que nessa época ele ainda era uma criança), como punição por ter recusado a fada ela o transforma em Fera. Também nessa versão, Bela não é filha do mercador, ela era uma princesa que essa mesma fada tentou matar para casar com seu pai e se tornar rainha em seu lugar, mas Bela fugiu e se disfarçou como filha do mercador. Em outras versões a aparência da Fera não é descrita, deixada a imaginação do leitor. Em outras Fera é amaldiçoada porque seduz uma criança órfã e uma bruxa o transformou em Fera, ele conta a verdade a Bela que perdoa sua pedofilia e quebra o feitiço.


Então todo o resto que não é descrito nesses contos, como os animais e objetos falantes isso só acontece na animação da Disney, porque é voltado para o público infantil. Os contos de fadas têm sua origem um pouco mais adulta e a Disney os infantilizou. Mas a essência do conto continua: amor além da aparência. Mostrando toda a magia de um conto de fadas e o seu felizes para sempre.


Gif
 


O que acharam, pessoal? Conhecem algo do conto original que não colocamos aqui? Deixem nos comentários! Vamos adorar saber!

Abaixo o sorteio para o próximo filme que iremos comentar por aqui:





 1. A Bela Adormecida
 2. A Espada era a Lei
 3. Aladdin
 4. Bambi
 5. Branca de Neve e os Sete Anões
 6. Enrolados
 7. Hércules
 8. Pocahontas
9. O Corcunda de Notre Dame
10. Oliver e Sua Turma
  Então o próximo filme que iremos falar por aqui é Hércules!  O post sobre o Hércules será no dia 28/09, mas confiram o post no Simboraler sobre Cinderela! 

GIFs: GiphyEngran Pixel


20 Comentários

  1. Uaaaaau. Adorei e já estou ansiosa para conhecer a verdadeira versão das próximas estórias ❤ beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou!! Esse conto foi bem tranquilo mesmo, mas tem uns que são mais tensos! HSUAHSUAHSA
      Beijos

      Excluir
  2. Já estou ansiosa para os próximos episódios da série! Sou uma grande apaixonada pelos contos da Disney, e a história da Bela e a Fera transmite uma mensagem que, ao mesmo tempo que é lúdica, romântica e bonita, é também bastante forte e nos ensina a aceitar o amor de todas as formas, de sermos e mudarmos quem somos por esse grande sentimento!

    Parabéns!! Beijinhos

    http://thaispietrobon.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A Bela e a Fera é meu conto/filme preferido! Tem tantas mensagens nesse filme que até penso em fazer um post só sobre isso! <3
      Fico feliz por ter gostado!
      Beijos!

      Excluir
  3. Os filmes da Disney sempre surpreendem, né? Já li e vi tantas releituras dessa história que cada dia mais me apaixono pelos detalhes, pelas cenas ❤ Acho que aprendi muitas coisas bacanas com a fera, e muitos valores com a bela. Teu post ta um Amorzinho, me fez viajar para os bastidores, para a hora da criação. Conhecer esse outro lado da história foi muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por você ter gostado! <3
      Dá pra aprender muita coisa com esse filme, por isso sempre digo que Disney não só para crianças!
      Beijos!

      Excluir
  4. É lindo demais, sou dessass que não cansa de assistir. É linda.
    adorei o post me lemmbrar da historia e me deu vontade de assistir novamente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Assisti há pouco tempo pra fazer o post e já estou com vontade de assistir de novo!
      Beijos!

      Excluir
  5. Este filme é a coisa mais bonita de sempre!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderExcluir
  6. Que incrível e diferente, estou doida para conhecer a versão das próximas histórias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter gostado! Volte mais vezes no nosso blog e no Simboraler, porque toda semana vai ter um post assim! <3

      Excluir
  7. Coisa mais bonitinha a história de a Bela e a Fera, gente!
    Feliz a pessoa que teve Disney em sua infância ♥
    Beijo e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a versão da Disney é super fofa! A original não é tão fofa assim, mas as mensagens passadas são bem parecidas.
      Beijos

      Excluir
  8. Amei o Post e a explicação da historia da Bela e da Fera em versões de outros autores.
    Bjss...

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Sempre dizem que esse filme é lindo demais, mas confesso que nunca assisti apesar de gostar tanto da Disney. Acredito que contos de fadas são histórias incríveis, ainda mais pelo "felizes para sempre", isso deixa o final perfeito. Gostei muito do post. Beijos, Érika =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, assiste A Bela e a Fera sim! É um dos meus preferidos da Disney, e como você já gosta, vai amar! Também amo muito contos de fadas!
      Beijos

      Excluir
  10. Minha princesa da Disney preferida, simplesmente impossível não amar A Bela e a Fera. Eu ja conheço a uma das versão dessa história sem ser a da Disney, mas gostei de conhecer ainda mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A Bela também é minha princesa favorita!
      Beijos!

      Excluir