Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 504
Continuação: Insurgente, Convergente
Classificação:  


É uma distopia que é dividida em cinco facções, cada uma com suas obrigações, filosofias de vida e deveres na sociedade. A Amizade, é a facção que preza a paz e a compreensão, Na Abnegação as pessoas prezam a necessidade dos outros antes das necessidades deles próprios, Na Franqueza a honestidade e verdade estão acima de tudo, Na Erudição o conhecimento está acima de tudo e aAudácia, despreza o medo, sempre tentando proteger a todos.  Ao completar 16 anos, os adolescentes fazem testes e decidem a facção que passarão o restante de suas vidas. A grande maioria deles escolha a facção dos pais, em que já estão habituados porque moram lá desde pequenos. Escolher uma facção diferente significa deixar para trás a família e os amigos que possuíam. Para eles, a facção vem antes do sangue. 

Antes da cerimônia de escolha, os jovens passam por testes para auxiliar na escolha. Porém para Beatrice, seu teste revela que ela não pertence a apenas uma facção, ela é uma Divergente, algo raro que mostra que ela pensa e é diferente de todas as pessoas, por isso ela deve manter o fato de ser Divergente em segredo. Ainda sem saber ao certo qual facção escolher (sua família pertence a Abnegação), ela acaba escolhendo a Audácia. Deixando sua família para trás, ela começa um treinamento físico e super rígido para aprender a ser um membro da facção. Apenas os melhores permanecerão na facção, caso contrário e se sobreviverem, os jovens viverão sem facção, sem nenhum privilégio, considerados desprezíveis. 

Como Tris sempre viveu na Abnegação, que é considerado um lugar mais tranquilo, a mudança para a Audácia é muito grande, e os treinamentos que ela deve completar se tornam ainda mais difíceis, ao mesmo tempo, ela vai descobrindo os perigos de ser uma Divergente. 


Em geral eu gostei bastante do livro, pretendo ler as continuações em breve, mas não foi aquele livro que me fez ir correndo ler a continuação quando terminei, não foi aquele história que ficou na minha cabeça por bastante tempo e mesmo os personagens sendo bem construídos, não senti falta de nenhum deles depois de terminar. A escrita é muito boa e recomendo para quem gosta de sagas e de bastante aventura.  


11 Comentários

  1. Espero que as continuações melhorem e o clima ajude a história a ganhar ritmo kkk.
    Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  2. Hey, Natalí!
    Sério?! Poxa, que pena! Comigo foi ao contrário. A narrativa fluiu que nem água corrente e eu não conseguia parar de ler. Quando terminei "Divergente", com a mão gelada e suando frio, corri para o segundo! kk. Adoro cada personagem com um carinho especial. Mas Tris é minha diva! Amo como ela consegue ser esperta, inteligente, sagaz, amorosa, bondosa e vingativa. Mas acima de tudo, altruísta.
    Porém, esse último adjetivo, ao meu ver, estragou tudo no final. O último livro destruiu todo o amor que eu tinha pela trilogia. E agora esse cancelamento do último filme... Muita decepção!
    Mil beijokas linda! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Fiquei super triste quando vi que não teria o último filme!
      Pretendo ler as continuações em breve, espero que goste mais!
      Beijos!

      Excluir
  3. Quero ler ainda esse livro e todos os outros. Mas falta tempo e dinheiro para te-los. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HSAUHSAUHUSAHUSAHUSA
      Te entendo perfeitamente! Tem tanto livro bom! Pena que livro é caro!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi amore <3
    Eu já li a trilogia toda e não sou a pessoa mais indicada para comentar sobre ela.
    Eu gosto bastante do primeiro livro <3 O segundo é bom, mas falto alguma coisa na minha opinião, mas o terceiro é melhor você ler e tirar suas próprias conclusões kk
    Sua resenha ficou muito boa e espero que a leitura dos livros seja mais proveitosa pra você do que foi pra mim.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu esperava muito mais do primeiro, espero que os outros sejam melhores.
      Beijos

      Excluir
  5. Olha, eu amo divergente ♥
    Eu me apaixonei pela saga de um jeito tão, tão ah! nem sei explicar haha.
    Insurgente é MUITO BOM (dizem que é melhor que o primeiro, but eu sou fã assumida do 1º livro), já Convergente... é Convergente, né?
    Espero que goste dos outros e venha para o lado negro da força... opa! Saga errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUSAHSAUHSUHASHUUHSA
      Que bom que você gosta! Eu espero gostar mais dos outros do que do primeiro, porque eu esperava muito mais dele!
      Beijos!

      Excluir
  6. Ainda não li os livros, mas já assistir os filmes. E acho que não e muito meu estilo. rsrs
    Parabéns pela resenha <3

    ResponderExcluir