Olá pessoal! Já leram o post sobre A Pequena Sereia lá no Simbora Ler? O nosso post de hoje é sobre o primeiro longa de animação da Disney: Branca de Neve e os Sete Anões!





Branca de Neve é uma linda princesa que mora com sua madrasta, após a morte de seu pai, a madrasta a trata como se fosse uma empregada, pois tem medo que a menina se torne mais bela do que ela. A madrasta tem um espelho mágico que sempre pergunta a ele quem é a mais bela e uma vez quando ela o questiona ele diz que mais bela do que ela é uma garota de lábios como a rosa, cabelos como ébano e pele branca como a neve, e assim a madrasta percebe que se trata de Branca de Neve. Com raiva, a rainha manda que o caçador mate Branca de Neve na floresta e devolva seu coração em uma caixa. Mas o caçador não tem coragem de fazer tal atrocidade, então pede para que ela fuja e entrega a rainha um coração de um cervo no lugar do coração de Branca de Neve. image
Perdida na floresta Branca de  Neve encontra alguns animais que a ajudam a encontrar um lugar seguro para ficar e esse lugar é uma casinha pequena no meio da floresta, e ao entrar ela deduz ser de crianças bagunceiras. Depois descobre que a casa na verdade, são de sete anões e ela os convence a deixá-la morar lá e em troca, ela fará as tarefas domésticas enquanto eles trabalham nas minas.
Mas enquanto Branca de Neve acha que está livre da rainha má, ela na verdade, descobre que foi enganada e  está procurando formas de matá-la. Então a rainha se transforma em uma velha e vai até a casa dos sete anões entregar a Branca de Neve uma maçã envenenada. Mas ao sair de casa os anões alertam a Branca de Neve para não abrir a porta para ninguém, porém a velha é atacada por animais (que sabem que ela é malvada )  e finge passar mal, bondosa como Branca de Neve é, tenta ajudar e assim a madrasta consegue envenenar a Branca de Neve. Ela cai em um profundo sono e ninguém sabe como fazê-la acordar. Os anões, acreditando que está morta, fazem um lindo caixão de vidro. Mas quando um lindo príncipe andando pela floresta encontra sua amada em um caixão e a beija e assim ela acordado seu sono profundo.


image


Na versão dos irmãos Grimm, Branca de Neve ganha esse nome porque sua mãe costurava perto de uma janela negra como ébano e acabou espetando seu dedo com a agulha, seu sangue caiu na neve, e vendo aquela cor, a rainha pensou que gostaria de ter uma filha, gostaria que ela fosse branca como a neve, com as bochechas rosadas como o sangue e cabelos negros como ébano. Algum tempo depois a rainha teve um bebê com todas as características que desejou.
Com a morte da sua esposa, o pai da Branca de Neve se casou novamente e após um tempo acabou falecendo também. A rainha má possuía um espero que sempre pergunta quem era a mais bela no mundo e o espelho sempre respondia que era ela a mais bela. Mas um dia quando a rainha fez a mesma pergunta ao espelho ele mencionou “"Você é bela, rainha, isso é verdade, mas Branca de Neve possui mais beleza". image
Assim como no filme, a rainha a partir desse dia ficou com muita inveja da Branca de Neve e decidiu  contratar um caçador para que trouxesse o coração da Branca de Neve. Mas  o caçador não conseguiu executar o trabalho, pois ficou encantado com a beleza da Branca de Neve e mandou a jovem princesa fugir para a floresta. Para enganar a rainha o caçador levou um coração de veado, essa parte já se diferencia bastante do filme, pois a rainha assa e come o coração do veado acreditando ser o de Branca. Consultando seu espelho, ela tem a revelação de que Branca de Neve ainda está viva e que ainda era a mais bela de todas.
Branca de Neve encontra a casa dos anões e eles permitem que ela more com eles e em troca, ela ficaria responsável pelas tarefas domésticas. mas diferente do filme ela que encontra a casinha dos anões e não os animais que a guiam. A rainha logo descobre onde ela está escondida, vai até lá se disfarçando e entregando várias coisas envenenadas como: pente e laço, e os anões sempre a trazendo a vida, mas em em mais uma das suas maldades, ela leva uma maçã envenenada, Branca de Neve come e entra em um sono profundo, pois ela se engasgou com a maçã, e ela ficou entalada em sua garganta, fazendo com que os anões não identificassem o que poderia ter ocorrido e acharam que realmente Branca de Neve estava morta image. Os anões tiveram muita dó de enterrá-la devido a sua beleza e fizeram para ela um caixão de vidro. Porém, um príncipe que andava por ali, viu Branca de Neve e se apaixonou por ela, então propôs para os anões levá-la até seu castelo, os anões aceitaram e os servos do príncipe colocaram o caixão em uma carruagem, porém a carruagem tropeçou no caminho, e isto fez com que o pedaço de maçã que estava entalado na garganta de Branca saísse ela acordasse. O príncipe a pediu em casamento e convidou a rainha má para o casamento, mas ao sair do palácio, ela tropeçou em um par de botas de ferro aquecidas que a obrigaram a dançar, até que ela morresse.
Como dissemos no post de apresentação desse projeto, ao longo da história os contos criados foram mudando para chegar nesse que conhecemos que é o da Disney, e há inúmeras diferenças entre o filme e o conto original, como as diversas tentativas de matar Branca de Neve da rainha má e a forma de acordar Branca de seu sono, que no conto não é com um beijo de amor verdadeiro, e sim com a saída da maçã da garganta de Branca.  A outra versão que acredita que os anões não eram garimpeiros e sim ladrões e a conversa que a rainha má ao invés de um espelho, era feita com o sol e a lua. A Disney fez sua adaptação tirando as partes “pesadas” do conto e trazendo para o mesmo a moral do felizes para sempre, em que um príncipe em seu cavalo vai chegar e beijar a donzela em sono profundo e assim ter seu bom e sonhado final feliz e que o bem sempre vence o mal. image


E agora vamos para o sorteio do próximo filme que falaremos por aqui:




1. A Bela Adormecida
2. A Espada era a Lei
3. Aladdin
4. Bambi
5. Enrolados
6. Pocahontas
7. O Corcunda de Notre Dame
8. Oliver e Sua Turma

Então nosso próximo post será sobre Pocahontas! Fique ligado na próxima semana para ler o post no Simbora Ler sobre Mulan!
image


Gif Branca de Neve


23 Comentários

  1. Aaa, eu amo a Branca de Neve ♥
    Estou adorando essa série de posts sobre a Disney <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu também adoro Branca de Neve, apesar de também adorar A Cinderela, mas é Disney então podemos ficar em cima do muro rsrsrsrsr. É ótimo saber que você está acompanhando e gostando isso só nos motiva ainda mais.

      Beijos

      Excluir
  2. Adoro a Branca de neve😍
    Adorei o post👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Eu também adoro!!! Ficamos felizes em saber. Obrigada !!

      Beijos

      Excluir
  3. Esse Projeto está me fazendo ver que nem tudo é como sempre imaginávamos.
    Branca de Neve foi um filme que fez parte da minha infância mais que qualquer outro filme da Disney.
    Adorei conhecer a verdadeira história <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!
      Verdade esse projeto está me fazendo enxergar coisas que nunca imaginei e poder assisti esses filmes depois de conhecer a verdadeira história esta sendo incrível. É uma história melhor que a outra !!

      Beijos !!

      Excluir
  4. Esse projeto como eu já disse varias vezes é muito amor.
    Branca de Neve era a minha preferida quando eu era pequena <3
    Eu já conhecia a verdadeira historia, mas amei reler
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!
      É muito amor em um projeto só né? <3
      Ah, eu gostava da "Cinderela", mas depois que comecei o projeto e passei conhecer melhor as história a minha preferida mudou e passou a ser "O Corcunda de Notre Dame". :)

      Beijos

      Excluir
  5. Eu adoro o filme! Nunca me esqueço dele. Adoro os anoes e detesto a bruxa! É um filme que marcou a minha infância! Adoro 😉

    ResponderExcluir
  6. Estou curtindo estas sequencias sobre as versoes originais e as adaptacoes, sempre trazem surpresas .

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Estou amando esse projeto, pois é uma forma de conhecermos um pouco mais das histórias verdadeiras desses contos que são puro amor. Confesso que já tinha ouvido essa versão de que a Branca de Neve estava apenas entalada, mas nunca acreditei muito, é tão mais belo acreditar que ela foi despertada por um beijo haha
    Aguardando os próximos posts ansiosas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Somos uma geração que cresceu assistindo esses filmes, né? Eu já sabia da versão original. Vocês sabem que frequentemente têm pessoas querendo dizer que os conteúdos da Disney tem mensagem subliminar e taus, né? Foi através de alguém que estava argumentando isso que eu soube disso. Mas é completamente normal adaptar uma determinada versão para um determinado público. Eu já fui mediadora de leitura em uma biblioteca e lia para grupos de crianças específicos e em horários diferentes. Daí, se eu fosse ler um conto como o da Chapeuzinho vermelho, por exemplo, às crianças menores eu ocutava a parte em que a vovó é engolida pelo lobo e às crianças mais velhas eu já contava a história na íntegra.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu amo as princesas ♥ Estou com a branca de neve na cabeça há dias e não aguento mais haha, estou decorando um aniversário com o tema!
    Mas estou adorando esses posts sobre as princesas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Branca de Neve é um dos filmes da Disney que nunca curti muito, não sei bem porquê. Apesar de gostar muitos dos anões e ser apaixonada pela Rainha Má (muita influência do seriado Once Upon a Time), nunca gostei muito da própria Branca. E depois de crescer, comecei a achar um absurdo esses príncipes beijando garotas dormindo a torto e a direito. Achei a versão original bem menos 'de fada' que a versão Disney; convenhamos, entalada não é tão legal quanto sono profundo. Esperando o próximo post!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca li contos de fadas, nem para meus filhos rs embora conheça a maioria por causa de filmes, recentemente adquiri Os Contos dos Irmãos Grimm quero ficar por dentro deste universo isso por causa de Unce Upon Time. Não conheço a história de Pocahontas e vou amar ler seu próximo post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oii
    De todos esses "contos de fada" que a Disney fez suas versões o que que menos gostei é esse, da Branca de Neve. Eu não sei se é a pobreza de detalhes e ação... mas, sempre achei muito sem graça, tanto a Branca, a rainha e a história no geral...

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Amo Branca de Neve. É um dos meus desenhos favoritos da vida.
    Adorei ler sua postagem e fiquei legal com o que você falou sobre o "conto de fada" e a história dos irmãos Grimm. Achei bem interessante o motivo de ela ter ganhado esse nome e adorarei ler sobre Pocahontas, outro filme que amo de paixão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. OI!!

    Confesso que não conhecia o seu projeto e fiquei bem admirada com a sua sagacidade em montar um quadro tão criativo e dinâmico, comparando as alterações dos contos originais até as adaptações feitas pela disney. Gostei muito de conhecer um pouco sobre branca de neve e não vejo a hora de ver o da Pocahontas. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    Não sei porquê mas nunca gostei da Branca de Neve, acho ela meio sonsa kkkkk
    Eu estou gostando demais dos seus post sobre livros x filmes da Disney, estou acompanhando, o que mais gostei foi o Corcunda de Notre Dame mas já estou louca pelo próximo que é meu desenho favorito: Pocahontas.
    Até o próximo post
    Beijuh

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Gente... Amei esse post! Assim coml a maioria das crianças, eu fui apaoxonada por contos de fadas. A minha proncesa favorita sempre foi a bela adormecida, porque eu tinha um livro faravilindo de capa dura dela.
    Quero ler aqueles da Paula Pimenta, espero gostar bastante.
    Amei o post e vou acompanhar esse projeto :)
    Abs

    ResponderExcluir
  17. Que interessante este projeto! Gostei muito da proposta, bacana mesmo a gente conhecer um pouco mais sobre os contos! Que continue sendo sucesso!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Cresci assistindo a Branca de Neve, nessa versão clássica da Disney e amo! Sei todas as músicas de cor, kkkkkk. E sabe, mesmo adulta eu não me canso de assistir e tento passar essa fascinação aos meus sobrinhos. Excelente projeto, parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu sou apaixonada pela Branca de Neve desde muito nova. Fiquei muito feliz em saber de seu projeto.
    Beijos.
    https://www.instagram.com/p/BREugmlhi11/

    ResponderExcluir