Resenhando...

            Eu nunca imaginei que um dia seria convidada por um blog para ser colunista. Confesso que me sinto uma jurássica quando se trata de internet porque sempre estou correndo atrás da tecnologia. Então, nunca imaginei escrever nada virtual e que pudesse se tornar público, com exceção das minhas histórias disfarçadas de livros.

            E cá estou eu, Lu Muniz, como sou conhecida. Uma simples professora de Língua Portuguesa e Literatura, uma aspirante a escritora, uma leitora voraz... sentindo-se importante por ter uma coluna para expôr as próprias ideias para o mundo.


            Desejo, através desse espaço, poder me aproximar de você, leitor, para que possamos trocar ideias sobre diversos temas que permeiam o mundo literário e a Língua Portuguesa em si. Não é à toa que nomeamos essa coluna de “Sopa de Letrinhas”, por alusão à primeira peça de teatro que assisti na vida e que tinha a mesma premissa que esse blog: incentivar à leitura e à escrita.

            Bora lá, então, iniciar nossos trabalhos?!

            Nosso primeiro tema envolverá o que muita gente vem fazendo com equívoco. Resenhas críticas. Você já viu quantas delas são feitas como uma espécie de resumão do livro proposto e, como consequência, cheias de spoilers? Pois bem, caro leitor! Resenha crítica não é resumo e a gente vai tentar entender juntos qual é a finalidade de um e de outro. Vamos começar?






            Quando pesquisamos no nosso mais antigo amigo Aurélio  – sim, aquele velho amigo envelhecido pelo tempo –, descobrimos logo que há uma sutil diferença entre os termos em questão. Aí você vai me dizer: “Mas Lu, no Aurélio?” Claro! O pai dos inteligentes – porque ignorante não tem interesse em informação – pode, quase sempre, resolver muitas de nossas dúvidas sem precisarmos consultar materiais mais complexos.

            Desse jeito, o dicionário vai então nos apresentar que resumo é o ato ou efeito de resumir e que a resenha vai além disso, ela é uma análise crítica de um artigo ou de uma obra. É claro que existem resenhas-resumo, mas isso não classifica o nosso tema em questão. Estamos tratando aqui de resenhas críticas. Aquelas impressões que fazem nossos dedos coçarem para falar positiva ou negativamente de um texto.




            E então o que a nossa pesquisa quer dizer? Que analisar vai muito mais além do que resumir. Toda e qualquer análise que, nada mais é do que examinar criteriosamente toda uma estrutura, busca sempre a compreensão do todo. Ou seja, uma análise é o apontamento do que gira em torno do que está sendo dito e até mesmo, do que está nas entrelinhas.

            Aconselho sempre a qualquer resenhista, se possível, distanciar-se ao máximo do objeto de análise, utilizando a terceira pessoa, por mais que o que esteja no papel sejam as suas próprias impressões. Sabe aquele discurso da sua professora de redação para as provas do Enem? Então, quanto mais impessoal, mais ético e respeitoso.

            Até aí, tudo bem? Vamos então ao próximo passo! Situar o leitor que vai ler a resenha.
            Tenha sempre em mãos os dados bibliográficos para poder apresentar a obra: Título e subtítulo - se houver, autor, editora, estado e ano de publicação e edição. Muitas vezes, é bacana informar onde adquirir a obra e por qual valor.




       Desde a primeira linha, o resenhista deve olhar para o texto reconhecendo características nele que valem ser ressaltadas. Isso engloba os elementos da narrativa, por exemplo em casos de romances, o enfoque do blog e por tabela, da nossa discussão.

           Falar o que o leitor sente com o ritmo da história; como os personagens se relacionam; como é o ambiente em que estão inseridos; como os discursos são trabalhados pelo autor; como as cenas se desenrolam e; principalmente, como o escritor desenvolveu a proposta a ser trabalhada no texto, são alguns dos tópicos que valem reflexão à medida que se lê uma obra com a finalidade de uma futura resenha crítica.

            Quero muito lembrar a você, que todo e qualquer texto merece devido cuidado e apreço. Redigi-lo com carinho, fará de você um leitor-escritor com senso crítico e cuidadoso com a sua língua materna. E a Língua Portuguesa agradece! E a Literatura ganha mais um novo leitor pensante.




            A escrita é um exercício constante que depende da sua supervisão até que esteja boa de ser lida. Leia em voz alta o que escreveu, faça os acertos necessários e, enquanto você achar que não está melódico e de fácil entendimento para quem irá ler, você ainda não encontrou seu tom.

            E aí, o que acha disso? Fique à vontade para comentar e trocarmos figurinhas daqui para frente.


            Um beijo carinhoso, Lu. 







Autora de "Doce Inocência, outro olhar sobre o seu"; entre outros.
Adquira clicando aqui:
















28 Comentários

  1. Adorei a material, e é mesmo! Até aprendemos sobre resenha na escola, mas muitos ignoram. Eu faço resenhas através de vídeos. Término por quase nao dar nenhum spoiler e sempre tento passar a essência do livro! Talvez não faça sempre da melhor forma, mas tentando que se aprende *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Débora! É sempre bom trocarmos conhecimentos para melhorarmos cada vez mais o nosso trabalho, não é? Feliz demais com o seu comentário (o primeiro)!
      Tenho certeza de que você tenta dar o seu melhor nas suas resenhas isso já tem um valor imenso.
      Esteja sempre por aqui.
      Bj grande!

      Excluir
  2. Amei Lu! Muitas vezes fazemos errado e nem sabemos. Adorei demais o seu texto. Já te admirava pra caramba e vendo você quase que dialogando usando o seu texto bem humorado e gostoso de entender, é fantástico.
    Parabéns ela estreia!😍😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!! Eu nem diria "errado", mas "menos adequado"! Muito obrigada por tds os elogios! Espero que a gente continue sempre trocando nossas figurinhas! Bj!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A-do-rei! Parabéns!E é claro que esse "parabens" tem duas funções no dia de hoje kkk, no entanto quero deixar aqui o meu comentário de que são poucos os blogs que me prendem a atenção mas o seu me cativou de imediato por trazer uma leitura "clean", super objetiva e construtiva e por eu ser grande conhecedora da sua linha de pensamento já sei que coisas muito mais incríveis estão por vir neste canal!recomendo seu blog a todas as pessoas interessadas em ter "um outro olhar do seu", bj grande a todos!👍 Mauuka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!😍 Fico muito feliz em estar contribuindo de alguma forma. Bj!

      Excluir
  5. Pq não tive uma professora de português como a Lu?! Tenho certeza que as cosas teriam sido bem mais simples.
    Perfeita a explicação, deu ate vontade de desenhar, pra mim msm... sem o intuito de publicar.
    Super valido e não somente para a resenha, mas para qualquer tipo de escrita, pois sempre temos que ter o cuidado de escrever, seja o que for.
    Parabéns amiga, esta coluna irá bombar de coisas boas...
    Beijos e sucesso...
    😘💖😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade para estar sempre por aqui e dar sugestões do que poderíamos discutir... Beijo grande!

      Excluir
  6. Estou aqui me fazendo a mesma pergunta que a Silza fez... Por que não tive uma professora como você, Lu? Se tivessem me explicado assim, com certeza, as resenhas que fiz estariam bem melhores!
    Adorei as dicas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, vocês são umas fofas!!! Que bom que as dicas ajudaram!😙

      Excluir
  7. Olá.
    Realmente são ótimas dicas. Devemos sempre ter um olhar cauteloso quando vamos falar sobre o trabalho de outros. Toda crítica seja ela positiva ou negativa é sempre bem vinda, porém cabe ao resenhista saber faze-lá.
    Obrigada mais uma vez por um belo texto. 😘💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Gisele! Dar uma opinião requer respeito pelo trabalho do outro antes de mais nada! Bj!

      Excluir
  8. Lu,gosto do modo que você escreve. É como se estivesse conversando com o leitor. Escolhe bem as palavras e acerta sempre no tom. Admiro seu trabalho! Parabéns pela estreia! Te desejo muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Franci! Essa conversa é sempre necessária! Acho que um papo direto é muito mais eficaz para uma troca de informações!

      Excluir
  9. Aodrei a matéria. Ótima dica para quem e blogueira e faz resenhas. Se tivesse uma professora de língua portuguesa como você, minhas resenhas com certeza seriam melhores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, meu Deus! Tô me "sentindo"!! Kkkk Muito obrigada!!!!!

      Excluir
  10. Silza nesse momento me faço a mesma pergunta... porq não tive uma professora como Lu Muniz?
    Com certeza seriam!
    Lu que jeito legal de como fazer uma resenha... acho q realmente eu precisava dessas dicas... Tô colada em vc aqui no Sopa de Letrinhas!����������
    Mto sucesso pra vc minha amiga linda e talentosa ❤����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laine, sua linda! Que prazer tê-la por aqui! Muito obrigada pelo incentivo!

      Excluir
  11. Queria uma professora de português assim! Teria aprendido direito hihi Adorei as dicas Lu! *-*

    ResponderExcluir
  12. Amei, sempre tento falar do livro com delicadeza e sinceridade, pois caso eu não tenha gostado, o autor não se sentira ofendido com a critica. E por mais que não tenha gostado da historia em si, avalio a forma que ela foi escrita.

    Lu sempre arrasa, coluna entrou para as preferidas! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Thata! Gentileza é tudo! Assim você vai longe!
      Obrigada pelo carinho de sempre!!! Preferidas? Eeee👏

      Excluir
  13. Estou recomeçando no mundo das resenhas. Antigamente as pessoas não gostavam das minhas resenhas por não conterem spoilers e eu acabei colocando muitos para agradar os leitores e não me sentia segura em publicar o que eu realmente vi/entendi por medo de estar equivocada ou as pessoas não quiserem ler, mas com a leitura desse texto, descobri que estava fazendo da maneira correta. Vou voltar as minhas antigas resenhas.
    Obrigada Lu.
    Beijos, Kim.

    ResponderExcluir
  14. Que dicas incríveis, eu aprendi muito pouco sobre resenhas na escola, faço as minhas com base nas que vejo em blogs e booktubers, com essas dicas vai melhorar bastante, muito obrigado... Parabéns pelo conteúdo tão bem escritos, um beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi! Quando comecei o blog, não sabia nada sobre resenhas.. suas dicas são bem certeiras e direcionam exatamente como fazer. É uma boa dica para quem está começando, acho que deveria divulgar, iria ajudar muito as pessoas que estão entrando recentemente nesse mundo blogueiro. Beijos! http://www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir