Olá pessoal! Para quem se interessou pelo trabalho do nosso parceiro Roberto Tersi, autor de Angelus - A Profecia que teve resenha aqui semana passada, o autor tem um conto sobre o Padre Jonas no Wattpad chamado O Padre no Inferno, super curtinho e rápido de se ler. E o melhor disso: não tem problema ler este conto antes de ler o livro. A seguir, a entrevista que fizemos com o autor.




1. Como surgiu a vontade de escrever um livro?

R: Já ouviu falar que “a prática leva à perfeição”? No meu caso convém adaptar para: “A prática leva à criação". Deixa eu explicar melhor isso: Teve uma época que eu copiava alguns desenhos com folhas vegetais. Fiz tanto isso, que comecei a desenhar sem a necessidade desse recurso. Outra situação semelhante foi quando comecei a tocar violão. Toquei muitas músicas, até fazer minhas próprias composições. E agora, chegando onde eu queria, e respondendo à pergunta: Eu lia livros, HQ’s, mangás, assistia filmes e séries, e depois de tantas histórias acumuladas, acreditei que poderia criar a minha própria “fantasia”.

2. Qual foi sua inspiração para escrever sobre isso?

R: Como eu mencionei na primeira pergunta, eu li (muitos) livros e assisti filmes e séries sobre o mundo sobrenatural. Entre outros gêneros que li, esse foi o que mais prendeu minha atenção. Principalmente os livros do autor André Vianco (tenho todos). Gosto muito da narrativa que ele usa. E me espelhei no seu trabalho. 

3. Você se considera uma pessoa religiosa?

R: Sim. Até gravei com amigos um CD litúrgico (composições minhas) com as músicas que tocávamos nas missas.


4. Sua religião teve algum impacto no desenvolvimento do livro?

R: Meu livro não representa minha religião. Eu só procurei fazer uma boa história. Como você mencionou na resenha, com ação do começo ao fim. Mas é inegável que, muita coisa que eu aprendi na igreja, permeia a história do livro. 

5. Como você faz para divulgar o livro?

R: As redes sociais são importantíssimas para isso. Aproveito para convidar seus leitores a conhecerem meus trabalhos por meio do Facebook, Instagram, YouTube, e o meu site. Nesse site têm os links para as demais redes que citei. E por meio da internet acabo tomando conhecimento de eventos onde exponho meu livro, como a “Bienal do Livro” em SP, a FELIZS – Feira Literária da Zona Sul, Anime Go em Araraquara, e Campinas Anime Fest. As fotos desses eventos que participei estão no meu site. Confiram.

6. Pensa em escrever sobre outros temas?

R: Penso sim. Já tenho algo em mente envolvendo o mundo dos sonhos. Mas essa história só será contada após o próximo livro do universo ‘Angelus’.

7. Qual música você acha que combinaria como “trilha sonora” do livro?

R: O nome da música é “Escolha”. Infelizmente não é conhecida. Faz parte das minhas composições. E foi criada bem antes da história do livro. Mas parece que foi feita para ele. Espero gravá-la em breve junto com outras composições. 

8. Qual foi a cena que mais gostou de escrever? 

R: O primeiro capítulo. Foi a partir dele que eu acreditei que a história poderia prosseguir no ritmo de ação que eu queria. Sem falar que foi algo inédito para mim. Meu primeiro capítulo, do meu primeiro livro. Eu realmente acreditei que comecei muito bem. Só não poderia deixar a “peteca cair”. Aproveito para dizer que os primeiros capítulos do livro estão disponíveis no Wattpad. Assim como um conto completo de um dos personagens do livro. Acessem.

9. Qual foi a cena que menos gostou de escrever?

R: Foi o segundo capítulo. Rsrsrs... Eu queria manter a “pegada” do primeiro capítulo, mas tinha que apresentar os demais personagens da trama. Sem falar que eu tive muito receio de não manter o mesmo nível. Modéstia à parte, acredito que consegui. 

10. Deixe uma dica para novos autores. 

R: Leiam muito antes de escrever. Não só sobre o gênero que pretendem seguir. Isso vai lhe dar opções para a sua narrativa. Sem falar que vai aumentar seu conhecimento. Procurem deixar a escrita de forma que a leitura seja “fluida”. Sem encher uma cena de detalhes, por exemplo. E boa sorte! Pois devo frisar que o autor nacional ainda é pouco valorizado. Por um país com poucos leitores. O que não quer dizer que não se deve investir naquilo que gosta e acredita. Se possível, mantenha os pés no chão, e a ‘cabeça nas nuvens’.

Espero que tenham gostado! Para adquirir o livro é só clicar aqui.


Gif

Gifs: Engram Pixel e Cantinho Luma D.


16 Comentários

  1. Nossaaa!! Adoro entrevista com autor. Eu não conhecia esse, mas adorei as dicas que ele deu. Já anotei e pretendo usá-las minha possível carreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Sucesso pra você <3

      Excluir
  2. Admito que quando leio as entrevistas com os escritores a vontade de ler os livros deles é maior do que se não tivesse o conhecimento do mesmo! Muito interessante, em uma oportunidade futura lembrarei desse título! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz por ter gostado.
      Espero que goste da leitura (:
      Beijos

      Excluir
  3. adorei a entrevista. nao conhecia ele. mas me deu uma vontade de ler os livros
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adoro entrevistas com escritores, saber mais sobre o processo de criação. Parabéns pelo post!

    www.sintesenerd.com

    ResponderExcluir
  5. Ai que legal essa entrevista. É sempre bacana conhecer um pouco mais sobre o autor, seu processo de criação e sua inspiração. Parabéns pela iniciativa!

    Beijos!
    http://dicas-malu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adoro ler entrevistas a escritores! É como que uma inspiração, dado eu já andar há demasiado tempo para acabar algum dos meus "livros", sem que eles passem do computador.
    Dá-me alguma motivação ;) Obrigada!

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  7. Muito boa suas perguntas! Adorei a entrevista e o mais legal é que com ela temos a oportunidade de conhecer bem mais das obras e dos autores e foi isso que a sua proporcionou!

    Beijos
    HOJE É DIA DE LIVRO

    ResponderExcluir