Autores: J. K. Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Editora: Rocco
Páginas: 352
Onde comprar: Saraiva | Amazon | Submarino
Classificação: 

      Talvez esse tenha sido o livro que eu mais ansiei para ler este ano. Anunciado como o oitavo livro de Harry Potter, Criança Amaldiçoada é o roteiro da peça de teatro de Londres. Por se tratar de um roteiro, o livro não possui aquela configuração que já estamos acostumados. Os capítulos são divididos em cenas e atos, contendo em seu início o local em que a cena se passa, o restante dos capítulos são diálogos, por isso não temos descrições de locais, sentimentos ou emoções dos personagens, isto torna a leitura bastante rápida, mas é necessário ter isto em mente antes de ler para não se decepcionar depois. Em geral, não é um livro difícil de ser lido e é uma leitura super rápida. 

      Criança Amaldiçoada ocorre 19 anos depois de As Relíquias da Morte e se inicia como uma continuação do prólogo que já lemos anteriormente. Harry, Gina e seus filhos (Thiago, Lílian e Alvo) estão na plataforma de trem, aguardando o trem para Hogwarts. 

      Alvo e Escórpio (filho de Draco) são nossos protagonistas dessa vez. Alvo é um garoto bastante rebelde e sente falta de seu pai, pois agora Harry é diretor de execução das leis da magia, possui pouco tempo para família. Alvo se sente muito diferente de seu pai, que era famoso devido a tudo o que havia feito no seu tempo escolar, enquanto ele encontrava muitas dificuldades nas aulas e era motivo de zombaria de seus colegas, além de tudo isso a relação entre Alvo e Harry não era muito boa. Alvo não gostava de ser filho de Harry por não o considerar tão herói assim, pois ele teve muita ajuda em tudo o que fez, e várias pessoas morreram para salvá-lo. Por isso, ao descobrir a existência de um vira-tempo diferente(todos os vira-tempos foram destruídos na batalha do ministério), Alvo junto com seu amigo Escórpio, decidem encontrá-lo e voltar no tempo para salvar a vida de Cedrico Diggory, mas como em toda viagem no tempo, ao alterar algo no passado, alterações são feitas no futuro, e esses dois causam muitas confusões e mudanças na história que nós já conhecemos muito bem e que amamos tanto!

      No início do livro eu estava amando voltar a ler algo de Harry Potter, conhecer os filhos dos nossos personagens favoritos e saber sobre o trabalho de cada um deles. Porém existem furos e controvérsias na história, pois a própria J.K. já havia revelado que havia se arrependido de tê-los criado e por isso havia os destruído. Alvo é um personagem insuportável, Harry está muito diferente do que conhecemos e Gina e Rony mal aparecem, os pontos mais fortes desse livro foi ver Hermione como Ministra da Magia e conhecer o fofo do Escórpio que se tornou meu personagem favorito do livro! Mas além de todos os defeitos, o livro trata de assuntos bastante importantes, como bullying em Hogwarts, o que era tratado por Harry como um lugar perfeito é tratado por Alvo como um lugar de sofrimento, relações complicadas entre pai e filho, não apenas entre Harry e Alvo, mas entre Draco e Escórpio também. Draco também é um dos pontos fortes do livro, pois ele passa por situações muito difíceis na criação de seu filho (não darei spoilers) e agora é obrigado a ficar perto de Harry, Rony e Hermione, pessoas que ele não suportava na sua época de escola. 

      O final desse livro é bastante decepcionante pois, pelo menos para mim, a ideia de aquilo possa ter acontecido é inconcebível e inimaginável  (quem já leu sabe do que eu estou falando). Mas apesar disso, o livro é bastante nostálgico e dá para se divertir bastante com ele. Não leiam achando que está no mesmo nível que os outros livros de Harry Potter porque vocês vão se decepcionar. Mas apesar desses acontecimentos que eu não gostei, acredito que a peça seja infinitamente melhor e espero ter a oportunidade de assisti-la um dia! 

Resultado de imagem para harry potter pixel gif


9 Comentários

  1. Oi Natalí
    Gostei muito da sua resenha e quero muito voltar ao universo mágico criado pela J.K. Rowling, mas confesso que estou com muito medo de me decepcionar com esse livro.
    A proposta da autora de dar esse gostinho de continuação é muito legal, mas acredito que se ela tivesse trazido essa história para o mesmo formato que ela usou para todos os outros livros seria mais interessante.
    Bem, acredito que uma hora eu acabe criando coragem de ler o livro...

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
  2. Guria, acredita que nem sabia da existência desse livro? hahaha
    Não sou muito ligada ao Harry Potter...
    A resenha ficou ótima, realmente o livro parece deixar a desejar...
    Fiquei com vontade de ler, acredite! ♥ hahaa
    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  3. Não curto a saga Harry Potter. Assisti um filme e dormi no meio :S
    Mas a sua resenha está muito boa!
    Beijos,
    Fê.

    http://gemeasderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah estou com muita vontade de ler. Por sorte, ainda não tomei spoiler \o/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha, eu estou louca pra ler esse livro! Preciso criar vergonha na cara e comprar logo hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amo as suas resenhas ♥ São ótimas!Não sou muito fã de Harry Potter. Mas quero destacar que acho super interessante livros que se dividem em divididos em cenas e atos ♥ Haha
    Beijos!

    www.diveneta.com.br

    ResponderExcluir
  7. Você escreve muito bem, acho legal visar não só as coisas boas de um livro, mas também as coisas que não gostamos. Não sou tão fã de Harry Potter.. acho legal apenas, mas creio que para um fã mesmo sendo um livro "fraco" seja nostálgico (como vc disse) e esse sentimento já vale, mesmo que pouco né? Espero que consiga assistir a peça <3 Beijão e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. EU TO SONHANDO COM ESSE LIVRO ATÉ HOJE <3
    Estou criando a expectativa de ganha-lo de aniversário da minha mãe, massss, não sei se ela vai dar haha
    Mas sério, gostei muito da sua resenha, desde o lançamento sempre li muitas críticas sobre o livro e vou concordar com a Sammy aqui em cima, legal da sua parte expor a opinião dos trechos que não te agradaram. Ajuda muito o leitor a não se "iludir" com o que ele vai ler.
    Parabéns pelo post, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amo Harry Potter, mas confesso que estou com medo de ler esse livro e me decepcionar.
    Beijoss

    ResponderExcluir