Olá pessoal! Já viram o post no Simbora Ler sobre Mogli? Hoje nosso post é sobre Bambi!





Bambi se inicia com o nascimento de Bambi, um cervo que é nomeado o príncipe da floresta, por isso todos os animais ficam muito felizes com esse acontecimento, seu pai é obviamente, considerado o rei, ele é o mais velho e é muito misterioso. Bambi vai com a sua mãe para sua clareira se proteger dos caçadores e aprender a duras penas a sobreviver. Durante o filme acompanhamos o processo de crescimento de Bambi, sua relação com os outros animais da floresta e com seus amigos, que são o coelho Tambor e o gambá Flor. Bambi vive muitas aventuras com seus amigos e no início do filme, é a maior felicidade, mas tudo isso acaba quando um caçador aparece na floresta e acaba tirando a vida de sua mãe e Bambi passa a viver sozinho a enfrentar os perigos sem o auxílio de sua mãe. Após um período de inverno, quando a primavera chega, Bambi se encontra mais crescido, reencontra seus amigos e descobre o amor em Falina.  Bambi é correspondido nesse amor, mas em boas histórias,  sempre algo de ruim acontece para atrapalhar os bons momentos, e nesse caso, os caçadores voltam e deixam todos os animais da floresta novamente em perigo. Falina fica em perigo e Bambi vai ao seu encontro tentar resgatar a sua amada e trazê- la de volta.



Já no livro temos uma história mais detalhada da vida e das aventuras de Bambi e seus amigos. O início filme é o mesmo do livro Bambi nasce e todos os animais festejam seu nascimento.


Infelizmente, não temos a presença de Tambor e Flor no livro, mas temos a frequente presença de Falina e seu irmão, Gobo, e é com eles que Bambi passa a maior parte de sua infância. Falina é um pouco metida e não gosta de admitir quando não sabe de algo. E Gobo é o contrário, ele é bem infantil, desengonçado e acredita em tudo o que dizem a ele. Ao contrário do filme, a mãe de Bambi não morre no início de nossa história, ela acompanha toda a infância de Bambi ensinando a ela a sobreviver no mundo cruel e quando ele atinge uma certa idade, ele é constantemente deixado sozinho sem saber onde sua mãe está. O mesmo ocorre com a mãe de Gobo e Falina.


Bambi após um tempo se descobre apaixonado por Falina que ao contrário do filme não corresponde esse sentimento de imediato, só após se declarar a ela. Mas Bambi tem que enfrentar vários desafios, pois tem constantes ataques de caçadores e ver toda aquela correria e os animais que ama morrendo sem uma explicação é assustador. Bambi tem outro desafio acompanhar de perto todo o mistério do Príncipe cervo.

O livro traz diversos aprendizados muito fortes que seriam impossíveis transmitir em um filme infantil. Os animais têm características únicas e muito semelhantes com as características que nós temos. A relação entre os animais e os humanos é tratada de uma forma muito forte e surpreendente, porque os animais pensam nos humanos como se fosse um deus para nós, o quanto é aterrorizante quando alguém invade seu espaço e mata seus companheiros e como a domesticação de animais selvagens e a retorno deles para a floresta pode ser perigoso para os mesmos.


Então, caso você pense que Bambi é apenas mais um filme de animação bobo para crianças, sugiro que leia o livro, pois com ele podemos tirar muitos aprendizados sobre como nossas atitudes prejudicam a natureza (que é essencial em nossa vida) e o quanto animais devem ser respeitados e deixados em seu meio natural.

Não se esqueçam que o próximo post sai no Simbora Ler, e é sobre "Alice no País das Maravilhas"! E o nosso último post do Projeto Disney será sobre "A Espada Era a Lei" e sairá no dia 01/02. image



Gif do Bambi



15 Comentários

  1. Eu sempre quis ler histórias da Disney, mas tenho aquele negocio de "você assistiu com tal idade, vamos deixar quietinho pra não estragar e ver defeito aonde você não enxergava!". Enfim, eu adorei saber que a história de Bambi é diferente no livro, acho o filme meio triste :/

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Estou acompanhando o projeto por aqui... Baby não é meu livro infantil disney favorito, mas acho um filme (e um livro) muito legal para trabalhar ecologia.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu estou acompanhando o projeto e amando, eu amo o Bambi ♥ Não vejo a hora de tu falar da Alice!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Venho acompanhando o Projeto Disney e estou amando, pois estou conhecendo uns lados das histórias que para mim é novo. Eu nunca assisti ao filme ou li Bambi, apenas li aqueles contos infantis pequenos. Durante minha infância toda eu adorava Bambi e consegui passar esse amor para a minha prima e sobrinhas que amam quando conto a historinha. Irei procurar o filme para ver e posteriormente ler o livro. Espero não me decepcionar com uma história que já amo tanto!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei o projeto que você está desenvolvendo! Acho dicas muito bacanas para crianças e os pais.
    Eu já conhecia o filme Bambi e pelo que você contou o livro é tão bom quanto. Gostaria de tê-lo lido quando era menor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito desse projeto de vocês! Sempre descubro informações novas sobre histórias que podia jurar serem aquelas e na verdade foram adaptadas. Com a de Bambi, aprendemos mais uma vez que o livro é sempre melhor que o filme! rsrs... Gostei de saber que também tem muitas lições sobre a natureza, adoro livros assim. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu não me recordo de ter visto o filme quando criança - mesmo sabendo que vi. Quero dizer...Não me recordo de quase nada, kkk. Mas é legal ver esse projeto trazendo a tona esses clássicos infantis com uma pitada a mais de informação <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Vi faz um tempão e não achei tudo isso, é legalzinho e só. To gostando desse projeto porque me faz lembrar da minha infância, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá...eu adoro os clássicos da Disney, embora eu sempre achei triste o início desse desenho, a morte da mãe do pequeno cervo é traumatizante para as crianças. Mas adoro...

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estou adorando o Projeto Disney e fiquei muito contente de ter visto Bambi por aqui. É uma estória que traz muitos ensinamentos, não é? Ainda não li o livro, mas confesso que percebi muitas lições no filme - que já assisti inúmeras vezes.
    E, quando era criança, tive muita vontade de ter um Bambi pra mim.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sou muito apaixonada pelas histórias da Disney e confesso ter praticamente todos os DVDs em casa kkkkkkkkk, morro de vontade de ler os livros e saber um pouco mais sobre esses clássicos que encantaram minha infância, a resenha só ajudou a despertar ainda mais esse desejo.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  12. Oi!!

    Gosto muito dessa coluna, pois compreendo como as adaptações são usadas para o cinema pela Disney. Essa comparada com as outras que já li, não tem tantas modificações, mas mesmo assim ainda percebemos a ausência de alguns amigos de Babi. Enfim, obrigada por me proporcionar essa experiência. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não acho que Bambi é um filme bobo para crianças, eu adoro. Mas é bom saber que o livro oferece ainda mais, que traz aprendizados tão fortes. Vou procurar para ler sim, não tinha a menor ideia que no livro a mãe não morria no começo.

    ResponderExcluir
  14. Oi,tudo bem?
    Tenho vontade de chorar só de ver imagens do Bambi, foi meu primeiro trauma de infância, kkkkkk. O filme é uma fofura e não acho que seja bobo ou de criança, mesmo adulta ainda paro tudo para assistir. O livro ainda não conheço, mas achei bem interessantes as diferenças que vc destacou.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oiii...
    Nunca soube que Bambi tinha livro. Hahahaha
    Mas vou procurar. Amo as histórias da Disney. Faz muito tempo que assisti Bambi e não me recordo bem os detalhes. Mas quero ler o livro pra conhecer mais a fundo a história do cervo.
    Beijos

    ResponderExcluir