Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia das Letras
Número de Páginas: 152
Classificação: 
Onde comprar: Saraiva| Cultura | Amazon
         

Olá pessoal!

         Hoje eu trago uma resenha de um livro que já quero ler há um bom tempo e como o seriado está prestes a lançar, não haveria melhor época para começar a ler. Já havia visto o filme na época que foi lançado em 2004, mas como faz tanto tempo, não me lembrava de praticamente nada da história, então a leitura foi completamente nova para mim.


      "Mau Começo" é narrado em terceira pessoa e conta a triste história dos irmãos Baudelaire, mas como o autor mesmo já nos avisa no início do livro, este não é um livro recomendado a pessoas que esperam um final feliz e acontecimentos alegres, porque se uma pessoa ler este livro com isto em mente, com certeza irá se decepcionar. Outra coisa que é necessário se ter em mente ao ler, é que é um livro infanto-juvenil, então algumas cenas não são realistas, são extremamente fantasiosas. O mais interessante do livro, é a forma com que Lemony Snicket (ou Daniel Handler) narra sua história, pois é escrita de uma forma completamente criativa e o autor é como se fosse um personagem, ele conversa com a gente durante a leitura, explica palavras mais elaboradas que dificilmente saberíamos o significado, dá mini-spoilers e o mais importante, nos faz rir. 



         Todos os personagens desse livro são muito bem descritos e bem desenvolvidos. Violet é a mais velha dos três irmãos, ela tem 14 anos e um talento único para inventar coisas com os objetos que possui na hora. Klaus é o irmão do meio, ele tem 12 anos e AMA ler sobre tudo, o mais incrível é tudo o que ele lê, fica gravado em sua mente. Sunny é a mais nova e é praticamente um bebê, ela ainda não sabe falar, apenas fala em "linguagem de bebê", mas suas falas são traduzidas para nós pelo autor, ela possui apenas quatro dentinhos super afiados e o que mais gosta de fazer é morder tudo o que encontra. 

A história se inicia quando os irmãos estão em uma praia e vêem o sr. Poe, seu vizinho, dizer a eles que seus pais faleceram em um incêndio que destruiu a casa deles, seus pais deixaram a eles uma enorme fortuna, mas eles apenas terão acesso a ela quando Violet completar a maior idade. Como eles não possuem parentes próximos, o sr. Poe fica com eles durante um tempo e os encaminha para seu tutor, que é o conde Olaf, e este é o primeiro contato que temos com o nosso vilão. Conde Olaf é realmente mau, maltrata muito as crianças e faz de tudo para conseguir a fortuna apenas para ele. 

Mesmo se tratando de um livro infanto-juvenil, o livro também faz críticas à algumas leis que podem conter brechas que interferirão no desenvolver da história e aborda algumas temas que muitas vezes podem até ser pesados de serem tratados para crianças, tudo isso de uma forma muito humorada e sarcástica. 

Não se intimidem porque essa série contém 13 livros, a leitura é super rápida, a história é tão boa e os personagens são tão cativantes que podemos até desejar mais livros! Então esse livro é super recomendado para quem gosta de aventura, literatura infanto-juvenil e um pouco de fantasia! 

Gif de bebê




16 Comentários

  1. Oi minha flor, tudo bem???
    Eu já assisti o filme, mas já faz um tempo e percebi que não é muito a minha praia... com a exceção do finais que nem sempre são felizes... pra quem curte esse tipo de história é uma boa pedida... sua resenha ficou muito boa eu gostei muito da forma como descreveu as suas impressões... Xero!!!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pena que você não gostou muito do filme, o livro é muito bom. Espero que dê uma chance pra ele no futuro.
      Beijos

      Excluir
  2. Adoroo livro infanto-juvenis.. Para nós que já somos adultos, nos fazem voltar no tempo e reviver uma época tão gostosa de nossas vidas.

    www.mergulhandoemletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      Exatamente por isso também amo esse gênero literário! (:
      Beijos

      Excluir
  3. Confesso que estou sabendo mais sobre Desventuras em Série por conta do seriado!
    E acho válido ter leituras infanto-juvenis de modo ácido também.
    Quero muito ver a série e como são muitos livros, vou ver se pego tudo em e-book hehehe.

    Abraços, Isis
    www.elefantevoador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O seriado está muito legal também!
      Espero que goste da leitura! (:
      Beijos

      Excluir
  4. Eu vi o filme e to ansiosa pela série kkk só não tenho mais pique pra ler coleções tão grandes :'( mas dependendo da séries, talvez eu me arrisque... Assim como aconteceu com Os Instrumentos Mortais que eu só tive mt vontade de ler dps de ver a série kk Adorei a resenha!

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A série é grande mas os livros são curtinhos e super fáceis de ler! (:
      Espero que se anime e goste da leitura <3
      Beijos

      Excluir
  5. Que amor essa capa! A sua resenha é ótima e me deu muita vontade de ler. Mas eu sou preguiçosa até pra assistir séries com mais de 4 temporadas, imagine para coleções tão grandes assim? hahaha
    Adorei seu blog
    Um beijo
    Janainebagatini.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que pena, a série é muito boa sahuhsa
      Beijos

      Excluir
  6. tbm nunca li esse livro, só vi o filme mas imagino que a série de livros seja muito maravilhosa. To ansiosa pra ver a série tbm <3

    www.garimpomag.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que esteja gostando da série <3
      Beijos

      Excluir
  7. essa saga faz parte da minha vida!! não gostei tanto dos livros porque vi o filme e ele corre muito com a historia.. mas pretendo voltar a ler haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta sim!
      Os livros são muito melhores que o filme.
      Beijos

      Excluir
  8. Que fofa! Quero muito ler essa série, parabéns pela resenha! :)
    www.mundodawinny.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir