Autor: Luiz Filipe Lago de Carvalho
Editora: Chiado
Número de Páginas: 116
Onde comprar: Cultura
Classificação: 


Olá pessoal! Hoje trago uma resenha do nosso mais novo parceiro Luiz Filipe! Primeiramente gostaria muito de agradecer pela confiança e iniciativa de formar parceria! 

"Ei, Você! Aprenda a Amar" é um guia básico de relacionamentos para adolescentes, mas eu acredito que este livro pode dar uma lição muito positiva até mesmo para adultos, porque esse livro traz dicas e questionamentos muito importantes para quem já está em um relacionamento amoroso e também para quem quer iniciar um. 

Iniciando com um questionamento que a maioria das pessoas nunca fez, mas que é super válido para se conhecer e saber o que esperar do parceiro: Por que amar? e quais as consequências e sentimentos que amar traz em nossas vidas. E depois vamos para um passo mais importante: idealização, que é um dos problemas que todo casal passa e pode ser o motivo de brigas e términos de namoro. E é muito curioso como nossa idealização é controversa e confusa, o que cria uma expectativa que na maioria das vezes, nosso parceiro acaba não atingindo. Ao mesmo tempo que queremos que alguém nos ame como realmente somos, criamos um ideal de par perfeito e queremos que a pessoa atinja essa expectativa, ou seja, criamos uma pessoa que ao nosso ver é perfeita e nos decepcionamos porque nosso parceiro não é como imaginamos. imageimage

"Afinal, ideal é relativo a ideias, não à realidade".

Luiz Filipe também nos mostra em seu livro o quanto essas expectativas podem atingir ao outro, pois por não atingi-las, o outro pode se sentir inferior e pode até tentar mudar seu jeito para agradar ao parceiro. 

"A lição que fica é que não devemos nos deixar iludir por nossa própria imaginação. Constantemente, criamos modelos de pessoas baseados em ideais egoístas e muitas vezes impossíveis de serem correspondidos. Desejamos uma pessoa pelo que esperamos que ela seja, não pelo que ela realmente é. Isso é extremamente prejudicial e dificulta enormemente os relacionamentos".

Tudo isso e muito mais é tratado nesse livro com uma linguagem leve, como se o autor estivesse conversando com você. E o mais legal disso tudo é que além de dar dicas que podem melhorar seu relacionamento amoroso, o autor traz diversas citações de obras que amamos, como Harry Potter, How I Met Your Mother, Charles Dickens, Shakespeare, Neruda e muitos outros. 

Então essa leitura é mais que recomendada, principalmente se você já está em um relacionamento amoroso, pois essas dicas e reflexões podem ajudá-lo a melhorar e entender melhor o seu parceiro, mas se você ainda não está em um relacionamento, também é uma leitura super indicada, porque existem ensinamentos aqui que se eu tivesse conhecimentos antes, com certeza teria sido de muita utilidade em minha vida.

image

Gifs: Pixel World


25 Comentários

  1. Recebi de presente de um parente e terminei a leitura, um otimo livro teve partes ao qual no meio da leitura se indentifiquei, me prendeu basntae nao queria ter acabado tao rapido de ler.
    Otima resenha e Otimo livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado e se identificado com o livro <3
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Amei a premissa do livro, e sua resenha foi tão clara quão a leitura foi maravilhosa, que irei solicitar o mesmo pela Chiado ♥
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Legal essa ideia de fazer um "guia" para adolescentes. Se no meu tempo existisse algo assim eu teria me decepcionado menos. kkk

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalí, tudo bem?

    Ultimamente tenho lido bastantes livros neste estilo e por incrível que pareça tenho gostado bastante. Quanto ao tema desse livro é bastante controvérsio, pois amor não é algo que todas as pessoas entendam ou queiram entender. As questões abordadas devem ser muito reflexivas, então creio que seja uma leitura válida. Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O tema é bem controvérsio sim e cabe a nós ler e julgar se o que estamos lendo vale para nós ou não. Por isso é um livro bom, nos faz pensar bastante!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Ainda não conhecia essa obra, mas achei muito interessante. É bem legal saber que ele tem dicas de como melhorar um relacionamento amoroso, apesar de eu achar que isso não pode ser ensinado, sabe? rs
    Gostei de conhecer suas impressões e é uma obra que eu poderia ler, mas não no momento que estou haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Também acho que esse tipo de coisa não pode ser ensinado, mas com as dicas a gente pode melhorar.
      Espero que dê uma chance ao livro no futuro.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    Não o conhecia, mas achei interessante a premissa. Apesar de parecer um livro de auto-ajuda, me pareceu um pouco ousada a ideia, já que o amor não se ensina, se sente. Só a capa que não gostei muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Concordo, amor não se ensina, se sente. O livro dá algumas dicas para quem está ou quer entrar em um relacionamento amoroso.
      Beijos

      Excluir
  7. OOi!
    Não estou entrando e nem querendo entrar em um relacionamento, ainda assim gostei bastante da premissa, parece ser um livro bem reflexivo. Essa cooisa de criar muitas expectativas não é uma boa coisa! haha Dica anotada!
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz por ter gostado (:
      Beijos

      Excluir
  8. Oie!
    Ultimamente ando lendo muito essas coisas de auto-ajuda, e com esse feedback positivo, creio que hoje mesmo irei solicitá-lo pela Chiado.
    Essa coisa de criar expectavas não é uma coisa boa, e aos poucos vai destruindo seu relacionamento. Até pq todos somos humanos falhos e suscetíveis a erros.
    Adorei a resenha, foi bem clara e objetiva, obrigada pela dica😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz por ter gostado!
      Espero que goste da leitura (:
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Natalí, sua linda, tudo bem?
    Achei que o autor levantou questionamentos super válidos. É muito comum as pessoas quererem mudar as outras, esperarem demais do parceiro, por idealizar uma pessoa que não existe. Não procuro por esse gênero de leitora, mas parece ser uma ótima dica para quem gosta!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas já fiquei muito interessada. Achei muito bacana a ideia de ser um guia para adolescentes, uma fase em que a gente tem tanta dúvida sobre tudo. É bacana poder contar com um guia assim, principalmente por trazer citações tão boas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico muito feliz por ter gostado! (:
      Beijos

      Excluir
  11. Olá
    Nossa que interessante ver alguem preocupado em escrever algo como um guia para auxiliar , como você mesma disse qualquer tipo de casal. Eu já quero ler.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  12. Olá! Interessante o livro. Legal saber que é possível tirar boas reflexões durante a leitura. É comum depositarmos esperanças demais nos relacionamentos, e acabamos nos decepcionamos. É claro que, existem ótimas relações, onde as expectativas são correspondidas. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O livro é muito interessante mesmo, e dá várias dicas e reflexões sobre relacionamentos <3
      Beijos

      Excluir
  13. Olá Natali, tudo bem?
    Incrível, se não tivesse lido sua resenha não seria um livro que me chamaria atenção, porém depois de ler os trechos vi que apesar do título o livro realmente serve para todas as idades e com reflexões muito positivas para relacionamentos.
    Se um dia tiver oportunidade com certeza lerei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu ouvi falar desse livro há um tempo atrás, mas confesso que não tenho muita curiosidade em ler. Não faz muito meu estilo, apesar de ter ficado curiosa com a resenha.

    Bjs!

    ResponderExcluir