Olá! Já viram o último post no Simbora Ler sobre Alice no País das Maravilhas? Hoje temos nosso último post sobre A Espada era a Lei!


                   


Nesse filme, existe uma lenda de que quem tira a espada de uma pedra consegue se tornar rei da Inglaterra, mas nem todos conheciam essa lenda, e Artur é uma dessas pessoas.  O filme vai nos apresentar a história  de Wart. Um garoto que é cavalariço, vive em uma fazenda e sempre é maltratado pelo dono e seu filho. Até que um belo dia quando estava acompanhando seu cavalariço a flecha voou muito longe por distração e o Wart foi até a floresta  buscá-la e se perde, é a partir daí que começa toda a aventura, pois Wart conhece Merlin que resolve levá-lo de volta ao castelo e ser seu tutor. Como Merlin é uma pessoa muito confusa, começa a citar nomes de pessoas que ainda não existem, pois ele é um mago e consegue prever o futuro. Merlin começa o treinamento de Wart transformando-o em animais e ensiná-lo que pode pensar além do seu tempo que por mais que seja tratado como empregado pode pensar alto e conseguir realizar seu sonhos, a propósito Wart quer ser um cavaleiro e Merlin já sabia (por conseguir prever o futuro) que Wart seria um grande homem, que faria história e seria reconhecido. O pai do cavalariço conseguiu uma chance para o filho participar de um duelo para conseguir o título de cavaleiro e levaria Wart como escudeiro e assim auxiliar o filho com os equipamentos, mas durante as aulas que Wart teve com Merlin o dono da fazenda e pai do cavalariço disse que não o levaria mais para  a viagem.   image

Durante os treinos, Wart acaba indo parar na casa de uma bruxa malvada, ele é resgatado por Merlin, mas na intenção de humilhá-lo, ela propõe um duelo de magia. Após o substituto a escudeiro ficar doente, o pai do cavalariço mudou de idéia e resolve levar Wart para auxiliá-lo no duelo que seria na Inglaterra. E a partir daí temos os clássicos acontecimentos da história do rei Artur.

oliver stone


O livro tem o nome diferente do filme, é uma série de  cinco livros chamada “O Único e Eterno Rei” e o primeiro volume se chama “A Espada na Pedra”, e é nesse volume que a animação da Disney foi baseada. O filme é bastante parecido com o livro. No início temos Wart vivendo em um castelo, mas sem poder usufruir dos privilégios por ser filho ilegítimo de Sir Ector, por isso ele é escudeiro de seu amigo Kay, que é um menino muito metido e egoísta. Sir Ector está a procura de um tutor para os dois para poder educá-los.

Certa vez levaram um falcão para caçar, mas este acabou fugindo, Wart foi atrás dele, entrando na floresta para trazer de volta o falcão, para assim não piorar sua situação e a de Kay (este deixa Wart lidar com o problema e volta em segurança para o castelo) com o Sir Ector, mas cansado com as tentativas de trazê-lo de volta acabou adormecendo e perdendo o falcão de vista. Após andar muito a sua procura acabou encontrando um rei maluco, chamado Pellinore, que vivia na floresta atrás da captura da besta gemente, que não consegue capturar apesar dos inúmeros anos de tentativa, depois de andar bastante encontrou a casa de Merlin que ficava no meio da floresta. Merlin o ajuda a voltar para o castelo e a encontrar o falcão, por ter se afeiçoado muito a Wart, Merlin decide se tornar seu tutor. Então Merlin começa o treinamento com Wart que consiste em transformá-lo em vários animais para ensiná-lo as coisas da vida através dessas transformações, Merlin faz com que Wart reflita mesmo sem saber ao certo o quanto isso vai ajudá-lo.

Pelo menos nesse primeiro livro, não temos a presença da bruxa, mas pode ser que ela apareça no próximo volume da série. E no filme, infelizmente não temos a presença do rei Pellinore, pois é uma figura engraçada que tem uma passagem significativa no livro. No demais, consideramos a animação bastante fiel ao livro, porém o filme ocorre em um ritmo mais rápido com uma linguagem mais fácil para melhor compreensão do público infantil. No livro temos alguns momentos  uma leitura lenta sem vários acontecimentos bombásticos, porém em outros temos momentos que faz com que a gente reflita sobre algumas situações. Assim como no filme, o livro traz alguns animais falantes, mas isso só ocorre quando o Wart se transforma neles, porém isso é ótimo para a animação da Disney e para os leitores, pois não tem uma grandes modificações em ambas as situações.                                            





Este foi nosso último post do Projeto Disney, esperamos muito que todos vocês tenham gostado! Queremos agradecer ao blog parceiro Simbora ler que esteve conosco esses meses participando desse longo e maravilhoso projeto que nos proporcionou ver essas encantadoras histórias com outros olhos e claro a vocês leitores que sempre estiveram com a gente interagindo. Fica aqui o nosso muito obrigada e até a próxima!!!  image



Gif do Mickey






10 Comentários

  1. Oi, tudo bem?

    Confesso que gostei demais da idéia do projeto; mostrar as histórias em que alguns filmes da disney foram baseados e também destacar as diferenças e as semelhanças realmente é muito interessante!

    Nunca tinha ouvido falar o livro, embora já tenha assistido há muito tempo o filme e gostei do modo como você falou dele! Não sei se o leria agora, mas gostei da resenha e do modo como você falou com clareza <3

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não acredito que esse é o ultimo post. Como, assim???
    Olha eu amei o projeto de vocês, vou continuar torcendo para que façam e tragam sempre coisas novas para nós.
    Eu tenho uma trilogia aqui sobre o Rei Arthur mas com certeza não deve ter nada haver com o filme.
    Agora livro infantil dessa história nunca tinha ouvido falar.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Amei o projeto e fechou com chave de ouro ♥
    Parabéns!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Estou seguindo a fundo este "projeto disney" de seu blog, a maneira detalhada que explica a inspiracao de alguns contos ou a origens de outros, assim como este sobre Rei arthur , conheço sua estoria pela dama do lago, que morreu e teve seu corpo na agua sobrando apenas um braco estendido para fora, segurando uma espada.
    belo artigo adorei

    ResponderExcluir
  5. Olá meninas.

    Nossa esse é o último post. Eu sei bem o que vcs passaram, principalmente Karol kkkk. Mas quero dizer que foi um projeto lindo e que amei muito. Adoro oa filmes, contos e as historias da Disney. E vocês não poderiam fechar com outra história, uma das melhores. Adoro demais o rei Arthur. Parabéns mais uma vez pelo desempenho e o projeto.
    Que venham mais projetos! 😘

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa, esse é o último post? Ai que tristeza, estava gostando tanto.
    Confesso que não me lembrava desse título nem do filme, nem do livro, mas, conforme fui lendo a postagem, percebi que conhecia a estória. Achei muito legal não termos uma bruxa nessa obra e fiquei contente que o livro funciona melhor.
    Acho que vou reservar um tempo e ler essas obras em breve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já assisti essa animação e amei! Não sabia que era uma série de livros! Vou procurar para ler por que quero conhecer a história de outra maneira, será que ainda encontro? Amei seu post, ficou lindo. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Eu acompanhei alguns posts e achei lindo esse projeto que vocês fizeram, e muito bem informativo <3
    Eu nunca assisti esse filme acredita? kk mas já quero <3
    Beijoos

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Tudo bem? Já cheguei a acompanhar alguns post sobre o projeto. E é sempre achei lindo as postagens.
    Mas nunca cheguei a assisti esse filme. Vou colocar na lista dos próximos filmes a serem assistidos rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas, suas lindas, tudo bem?
    Que pena que o projeto acabou!!!! E vocês escolheram como última resenha uma das minhas histórias preferidas: a lenda do Rei Arthur!!!! Sou completamente, apaixonada, fascinada. Ainda não consegui ler essa série dos livros, eu tenho os dois primeiros, acho que a editora não publicou os outros, uma pena. Amei, parabéns!!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir