Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 360
Onde comprar: Cultura | Amazon | Folha
Classificação: 


Olá, pessoal!

       A resenha de hoje é do livro Jantar Secreto do Raphael Montes, foi o primeiro livro do autor que li e já me instigou a ler as outras obras dele! Mas já aviso de início que esse livro não é para qualquer um. Pessoas mais sensíveis podem sentir muito incomodo com a leitura por conter muitas cenas pesadas. 

         Neste livro, quatro amigos (Dante, Miguel, Leitão e Hugo) saem de uma pequena cidade do Paraná para estudar no Rio de Janeiro, eles alugam um bom apartamento em Copacabana e se viram para pagar o aluguel. Os quatro amigos estariam vivendo um sonho, mas após alguns anos, mesmo depois de formados, tem empregos que não condizem com seus sonhos ou com o que tanto estudaram e ganham pouco. Tudo já estava muito ruim até que se descobrem endividados, pois Leitão, que era o responsável por fazer o depósito do aluguel do apartamento, acabou gastando meses de aluguel com a prostituta Cora. Eles devem quase 30 mil e devem pagar dentro de duas semanas para não serem despejados do apartamento. Então, Hugo, que é formado em gastronomia tem a ideia de servirem jantares secretos em seu apartamento para conseguirem esse dinheiro. Esses jantares consistem em um montar um cardápio no site jantarsecreto.com e os interessados confirmam presença, fazem o pagamento e vão até o local para comer. image


      Os amigos logo concordam com a ideia e deixam Leitão responsável por montar o cardápio no site. Mas Leitão acaba fazendo uma brincadeira e troca o prato principal que Hugo havia sugerido por algo bastante exótico: carne humana. Além disso aumentou o preço do jantar de forma que eles conseguiriam o dinheiro necessário com apenas um jantar. Logo o cardápio foi tirado do ar, mas antes disso, o cardápio conseguiu atrair muitas pessoas com muito dinheiro que estavam dispostas a pagar esse preço pelo jantar. Como a situação só piora, os amigos não vêem alternativa senão servir o jantar, e o que começou como uma brincadeira vai tomando proporções cada vez maiores e cada vez mais perigosas. image

      Sempre tive muita vontade de ler os livros do Raphael Montes, mas esse despertou minha total atenção, pois nunca tinha lido nada sobre assunto antes. O livro é super bem escrito, a leitura é fluida, existem imagens de desenhos, cartas e conversas no Whats App que deixam a leitura ainda mais rápida, e me deixou super curiosa a cada virada de página. Porém reconheço que este não é um livro indicado a todas as pessoas, pois a temática e vários dos acontecimentos são pesados e deixará um incomodo nos leitores mais sensíveis. O livro traz diversos questionamentos não apenas sobre o canibalismo, mas também sobre por que comemos apenas alguns tipos de carne e outros não? Sem contar que os argumentos que eles usam para se justificar das ações que fazem, são válidos e fazem muito sentido.

      O livro é narrado em primeira pessoa por Dante e é através dele que conhecemos todos os outros personagens, ele é formado em administração, porém trabalha em uma livraria, que é uma coisa que ele detesta e acredita que possui potencial e ambição para trabalhar com algo muito melhor. Algo que gostei muito na narrativa é a frieza com que Dante descreve os acontecimentos, acredito que muitas pessoas não irão gostar muito disso, mas acredito que essa frieza é extremamente necessária aos personagens, pois apenas com essa frieza eles conseguiriam fazer tudo o que fizeram. Apesar de ser um livro tenso, o livro é muito bem humorado, com várias pitadas de humor negro. image

Gif de passarinho
Gifs: Engram Pixel e Cantinho Luma D.


20 Comentários

  1. Olá!
    Eu já li todos do R. MOntes, só não este mas já está aqui comigo e sei que vou adorar rs Até fiquei com medo de que vc não tivesse gostado. Ufa!
    Leia dele Os Suícidas que é meu favorito! rsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Certeza que você vai gostar de Jantar Secreto!
      Vou ler Os Suicidas sim!
      Obrigada pela dica!
      Beijos

      Excluir
  2. Oii, já ouvi falar muito bem desse autor e quero muito ler Dias Perfeitos e depois ler esse também, dar chance a livros nacionais é muito importante.
    http://minimundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante sim!
      Também pretendo ler Dias Perfeitos dele!
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem??
    Acho que antes do leitor ler o livro ele tem que pelo menos gostar da temática se não acaba não curtindo a leitura e até desvalorizando a escrita do autor. Eu tenho uma imensa vontade de ler algo dele e já tenho jantar secreto, acho que vou burlar um pouco alguns livros e passar ele na frente, até mesmo de Dias Perfeito que ganhei bem antes haha. Gostei muito da premissa. Não me lembro de ler nada parecido com este teor, e fiquei ainda mais curiosa. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim e você?
      Concordo com você! Por isso deixei bem explicado na leitura que esse não é um livro para todos. Quero muito ler Dias Perfeitos desse autor também!
      Tudo o que ele escreve é bem diferente asuhusa
      Beijos

      Excluir
  4. De fato o livro apresenta uma tema muito interessante e bem pouco discutido, o que me faz desejar lê-lo embora tenha cenas pesadas (o que me assusta um pouco). Acredito que a frieza de Dante ao narrar a história, seja mais que necessária diante da situação vivenciada pelo grupo. Gostei muito da capa e ver escritores brasileiros com livros tão bons assim me deixa muito feliz!!! Dica anotada!! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wes!
      Antes de ler eu fiquei com medo de sentir medo dessas cenas pesadas, mas não senti. Elas são pesadas sim, mas nada que assuste. Você pode ficar impressionado ou até com nojo sauhshuahusa
      Espero que goste da leitura!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Natalí, tudo bem?

    Ainda não tive a oportunidade de ler algo do autor, mas escuto altos elogios em relação a sua escrita. Esse livro em particular chama muito a minha atenção, por ter uma temática tão forte e de certa forma incomum. Acho que sentiria um certo incômodo na leitura,pois as cenas parecem muito fortes. Acho que vou começar lendo outra obra dele!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, o Raphael escreve super bem e todos o elogiam, mas a maioria dos livros dele se tratam de temas pesados :/
      Mas espero que você encontre algum que te agrade
      Beijos

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Ainda não conheci a escrita do autor, mas tenho muita vontade de ler esse livro, sempre vejo resenhas ótimas sobre o mesmo, e o booktrailer está de arrasar!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que goste da leitura!
      O booktrailer está muito bom mesmo <3
      Beijos

      Excluir
  7. Li algumas resenhas, uns se chocam, outros amam este livro. Tenho O Vilarejo e queria ler tb Dias Perfeitos. Por ser fã do gênero terror e terror realista, acho que me darei bem com a narrativa dele. Nem todo leitor consegue aceitar bem quando o realismo é forte, pq torna a ficção muito mais próxima, passível de acontecer, se é que não acontece... Esperando uma promoção pra esse livro! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você.
      Não costumo ler muito terror, mas estou tentando mudar isso aos poucos e acho que começar com esse livro foi uma ótima escolha.
      Com certeza você vai gostar (:
      Beijos

      Excluir
  8. Olá!

    Já li várias resenhas elogiando a obra, mas não sei se a leria, justamente por causa da temática. Eu não tenho estômago pra certos assuntos. O trabalho de capa da companhia tá de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Já que não tem estômago é melhor pensar bem antes de ler pra não se arrepender depois. Mas é uma ótima leitura!
      Beijos

      Excluir
  9. Olá Natalí,
    Ainda não consegui digerir esse livro. Ele mexeu demais comigo e me fez pensar muito na vida sobre não sermos tão bons quanto pensamos e ser hipócritas em algumas situações, sabe?
    Gostei de conhecer suas impressões e fiquei contente que você tenha gostado. Deu vontade de reler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse livro é bastante reflexivo mesmo e eu amo leituras desse tipo!
      Beijos

      Excluir
  10. Oie amore,
    Não tinha visto nada desse livro, mas pra ser sincera acho que o gênero não me atrai, então passo a dica.
    Fiquei com menos vontade por saber que tem cenas pesadas, não tô pra isso nesse momento sabe.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade em conhecer o trabalho do Raphael Montes, sempre leio muitos elogios. Mas confesso que sou meio medrosa, e saber das cenas pesadas me deixou com o pé atrás. Mas quero ler sim.
    Bjs!

    ResponderExcluir